ACAD. PROF. ANTONIO MENEGHETTI

Quem é?
Congresso

O Acadêmico Prof. Antonio Meneghetti nasceu em 09 de março de 1936, em Avezzano (Itália). É fundador da Ciência Ontopsicológica, ciência que nasce formalmente na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Agelicum), em Roma-Itália, com a disciplina Ontopsicologia do Homem, que teve início entre os anos de 1970-1973.

Possui quatro doutorados: Doutorado Clássico em Ciências Sociais e Doutorado Clássico em Filosofia (Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, Roma); Doutorado Clássico em Teologia (Pontifícia Universidade Lateranense, Roma); Gran Doktor Nauk em Psicologia (da Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa, 27 de abril de 1998, Protocolo 0104). Possui também Láurea em Filosofia com abordagem Psicológica (Universidade Católica Sacro Cuore, Milão); e recebeu a láurea Honoris Causa em Física pela descoberta do campo semântico (Universidade Pro Deo de Nova Iorque, 1994). É empresário e consultor de economia e política em vários países do mundo (Itália, Brasil, Rússia, Letônia, Alemanha, Suíça, Ucrânia, China, etc.).

Autor de mais de 50 obras traduzidas para o inglês, português, russo, e chinês. É um constante admirador da cultura e do povo brasileiro e - em seus mais de 20 anos de atividades no país - sempre evidenciou o valor desta nação aos brasileiros. Toda sua atividade reside em ressaltar o valor do ser humano enquanto protagonista e responsável ao promover o bem e a evolução social.

VIDA E OBRA
1936

Nasceu em 09 de março de 1936 em Avezzano (Áquila – Itália)

1936
1947

Vivenciou a guerra, o viver nas ruas, a escola e o trabalho, parte em Vêneto e parte em Abruzzo. Logo nos primeiros anos após o fim da Segunda Guerra Mundial foi escolhido, com apenas 11 anos de idade, para ingressar nos estudos eclesiásticos.

1947
1961

Aos vinte e cinco anos, ordenado sacerdote, prossegue os estudos nas diferentes graduações que realizou em algumas das mais tradicionais universidades romanas. Formando-se no ano seguinte em Biblioteconomia, pela Biblioteca Apostólica Vaticana, no Vaticano, Itália.

1961
1970

Começa a ensinar, na Faculdade de Filosofia, da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino de Roma e recebe o diploma de Doutorado Clássico em Filosofia pela mesma instituição. Tendo cursado de 1964 a 1969 e ano de obtenção: 1970.

1970

Recebe o diploma de Doutorado Clássico em Teologia, pela Pontifícia Universidade Lateranense, no Vaticano. Cursado de1966 a 1969. Ano de obtenção: 1970.

1971

Recebe o Diploma de Láurea em Filosofia com abordagem em Psicologia pela Universidade Católica do Sacro Cuore, em Milão, Itália. Cursado de 1968 a 1971.

1972

Passa a ensinar “Ontopsicologia do homem” na Universidade São Tomás de Aquino em Roma, Itália.

1972

Aos trinta e seis anos, sai formalmente, com respeito e gratidão, da Igreja Católica e abre o seu primeiro escritório de psicoterapia e cursos de formação na Viale Marco Polo, em Roma, Itália. Durante 10 anos, dedicou-se à intensa atividade clínica.

1973

Realiza a I Convenção Internacional de Ontopsicologia, em Rocca di Papa, Roma, Itália.

1973
1978

Funda a Associação Internacional de Ontopsicologia - AIO, que se tornará, no final dos anos de 1990, uma ONG com status consultivo junto ao ECOSOC das Nações Unidas.

1978
1981

Inicia a apresentação ao mundo das descobertas científicas e pressupostos da Ontopsicologia, por meio da organização de seminários e congressos, encontros em universidades de prestígio e análises sobre argumentos da sociedade contemporânea.

1981

De 1981 a 1986, interessa-se em verificar o método ontopsicológico em pessoas de diversas etnias e culturas. Ingleses, espanhóis, brasileiros, mauritanos, iranianos, indianos, russos, finlandeses, hebreus, árabes, chineses, mongóis, uzbeques, congoleses bantú, siberianos. Na foto Antonio Meneghetti em viagem à Mongólia.

1985

Constituição legal da Associação Brasileira de Ontopsicologia.

1985
1986

De 1986 a 1996, empenha-se em fazer contatos e protocolos de colaboração com países do Leste europeu e da América do Sul e, a cada dois anos, organiza congressos internacionais de Ontopsicologia sobre as diversas temáticas-pontas do momento.

1986
1988

Realiza a primeira conferência de Ontopsicologia no Brasil, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

1988

Realiza a I Summer University of Ontopsychology, com o tema “Criatividade”, em Lizori, Itália.

1988

Faz a primeira visita ao local que futuramente seria o Distrito Recanto Maestro - Centro de Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, no Brasil

Primeiro Residence Ontopsicológico no Brasil. Recanto Maesto, RS

1989

Primeiras publicações no Brasil com artigos e matérias sobre eventos e acontecimentos sobre a Ontopsicologia no País e no Mundo.

1992

Ministra a I Jornada Internacional de Ontopsicologia, em Lima, Peru.

1992

Ciclo de conferências realizado nas Faculdade de Educação, Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

1992

I Congresso Brasileiro de Ontopsicologia “Sistema e Personalidade” promovido e realizado pela ABO, Maksoud Plaza Hotel. São Paulo, SP

1993

Primeiras coleção de livros sobre Ontopsicologia publicados no Brasil.

1993

O Acad. Prof. Antonio Meneghtti encontra-se com o arquiteto Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro, RJ.

1993 a 1997

Início dos residences de Desenvolvimento de Lideranças Empresariais e Lideranças Políticas. Na imagem, residence “A Psicologia do Líder”.

1993 a 1997
1994

Recebe a Láurea Honoris Causa em Física, pela Universidade Pro Deo, de Nova Iorque, Estados Unidos.

1994
1996

Conferência “Liderança Empresarial e Econômica” e lançamento do livro “A Psicologia do Líder” na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS

1996

Recebe o Título de Cidadão Honorário de São João do Polêsine-RS, pela Câmara Municipal de Vereadores, Brasil.

1997

Título de membro titular da Acadeia Internacional de Cultura – A/C. Brasília, DF.

1997

Recebe o título de Vice-presidente da Academia Internacional de Informatização, pela Academia Internacional de Informatização, ONG com status consultivo junto ao ECOSOC das Nações Unidas

1998

Recebe o título de Doktor Nauk em Ciências Psicológicas (4º Doutorado), pela Suprema Comissão de Avaliação Interacadêmica da Federação Russa, em Moscou, Rússia. Título da tese: L’Esistere come contraddizione ed incontro dell’Essere nell’ipostasi umana.

1998

Recebe o título de Grand Doctor of Philosophy e Doctor Philosophy of Medical da Academia Internacional de Informatização.

1998

Lançamento do livro “O Projeto Homem” ma Feira do Livro de Porto Alegre, RS.

Lançamento do curso de Lideranças ISOMASTER no Recanto Maestro, RS.

2000

Realização do Congresso Internacional “La Donna del Terzo Millennio” no Rio de Janeiro, RJ.

2000

Recebimento do título denominado “Estrela de Vernadsky”, com grau de máximo nível pela União Internacional Interacadêmica da Rússia.

2000

Realização de diversos concertos de OntoArte entre os anos de 2000 e 2002 no Recanto Maestro.

2001

Realiza a Conferência Internacional “Os líderes intelectuais se empenham para o desenvolvimento estável da humanidade”, no Palácio de Vidro, sede da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos.

2001

Cria a FOIL, sociedade privada como o escopo de oferecer cursos de formação e consultoria de desenvolvimento de liderança, em Milão, Itália.

2003

Encontra-se com o Prof. Albert Krylov, Grand Doctor em Psicologia e o vice-reitor da Universidade Estatal de São Petersburgo, Igor Mollin, Grand Doctor em Quíica, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, Brasil.

2003

Realiza Concerto de OntoArte no Genius Loci, Recanto Maestro, RS

2006

Realiza conferência “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” na UNESCO em Paris, França

2006
2007

Realiza a conferência “Pedagogia Contemporânea, Responsabilidade e Formação da Sociedade do Futuro”, na Unesco, Paris.

2007
2008

Cerimônia oficial de inauguração da Antonio Meneghetti Faculdade, realizada pelo Professor.

2008
2009

Recebe Honoris Causa em Economia, pela Universidade de Economia e Direito de Dnepropetrovsk, na Ucrânia.

2009
2010

Recebe o Título de Cidadão Honorário Brasileiro durante a inauguração oficial da nova sede da Antonio Meneghetti Faculdade, no Recanto Maestro, Brasil.

2010

Cria a Fundação Antonio Meneghetti, no Recanto Maestro, Brasil.

2011

Recebe a honra de Patrono e Professor Nome de Turma da 1ª Turma do Bacharelado em Administração formada na Antonio Meneghetti Faculdade, no Recanto Maestro, Brasil, e 09 de setembro de 2011.

2011

Recebe a Comenda Mérito Anhanguera, da Federação das Academias de letras e Artes do Estado de São Paulo, Brasil.

2013

Mesa redonda realizada em 22 de março de 2013 com a presença de Antonio Meneghetti, Nassir Al-Nasser (alto representante da ONU), e expoentes da cultura internacional,

2013 (_2)

Antonio Meneghetti conclui a sua vida em 2013, mas deixa como legado seu imenso projeto que restituiu ao homem a própria humanidade.