NOTÍCIAS

Next
Fundação Antonio Meneghetti recebe a doação da obra “Quarta Colônia: Terra, Gente e História”

A Fundação Antonio Meneghetti recebeu na última semana exemplares do livro “Quarta Colônia – Terra, Gente e História”, de autoria da Prof.a. Elaine Binoto Fagan, de São João do Polêsine. A Fundação foi um dos apoiadores da publicação do livro. A Prefeita de São João do Polêsine, sr.a. Valserina Gasen, esteve presente na sede da entidade para realizar a entrega dos exemplares. Um dia antes, a Prefeita, a Secretária de Educação Cultura e Desporto, Maria Claci Bortoloto e a autora do livro estiveram também na Biblioteca Humanitas, localizada no campus da AMF, para proceder a entrega oficial. Exemplares do livro autografados pela autora foram ainda doados para a Orquestra  Jovem Recanto Maestro, que agora os utiliza também como material didático em sala de aula.

A obra é resultado da pesquisa de mestrado realizada por Elaine Binoto Fagan, que é professora da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII. Narra a história de formação da Quarta Colônia, seus imigrantes e fundadores das diferentes cidades. A narrativa intercala o denso texto de pesquisa a uma bem humorada história em quadrinhos cujos personagens principais são o Vô Francesco e a Neta Isabela. Por meio dessa lógica dinâmica, a obra torna-se acessível a adultos e crianças retratando o importante desenvolvimento da região.

Nas palavras da apresentação de livro, trata-se de uma obra paradidática. “Além de ser inédito, procura aplicar uma proposta didática de valorização de uma educação patrimonial por meio da história local/regional, vindo colaborar efetivamente no processo educacional como um instrumento que incentivo à leitura, o estudo e a produção do conhecimento da ‘nossa história’”.

Na Fundação Antonio Meneghetti, a doação de livros foi recebido pela gestora da entidade, Bruna Dallepiane. Na AMF, a entrega foi prestigiada pela Conselheira da Fundação Antonio Meneghetti e Coordenadora de Marketing da AMF, sr.a. Any Rothmann, além da Coordenadora Administrativo-Financeiro da AMF, Patrícia Wazlawick. A Fundação Antonio Meneghetti tem entre seus escopos o de auxiliar o desenvolvimento sócio-econômico da região em que está sediada e o apoio a projetos como esse livro é parte de seus trabalhos. Mais informações  sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, no site: www.fundacaoam.org.br

Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: protagonismo responsável” reunirá autoridades na área de educação e projetos no Recanto Maestro

A Fundação Antonio Meneghetti promove, no dia 10 de outubro (sábado), o Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, no campus da Antonio Meneghetti Faculdade (localizado entre São João do Polêsine e Restinga Seca, a cerca de 30 km de Santa Maria). O encontro faz parte do calendário preparatório para o II Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, evento bianual cuja próxima edição será realizada em outubro de 2016.  A ideia do encontro deste ano é reunir profissionais de destaque para discutirem o significado do protagonismo responsável – tema chave para o Congresso do ano que vem.

A programação do Seminário inicia às 9h30. O tema central, “protagonismo responsável”, será abordado em mesas redondas nos âmbitos artístico, educacional e de negócios. Entre os convidados estão representantes de orquestras jovens de todo o país, de programas educacionais voltados ao desenvolvimento do protagonismo dos jovens e de empresários com atuação voltada a projetos sociais para o desenvolvimento do protagonismo cidadão. Ao final do dia, um grande concerto celebrará a programação: o violonista Yamandu Costa e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro sob a regência do Maestro Antonio Borges-Cunha apresentam a estreia mundial de concerto para violão e orquestra do compositor brasileiro Vagner Cunha.

Nas palavras do filósofo gaúcho, Alécio Vidor, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti e palestrante confirmado do Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, a ideia central do evento é falar da formação educacional que prepare pessoas responsáveis por projetar as inúmeras funções de trabalho para o sucesso e o êxito de uma obra. “Protagonista responsável é aquele que sabe, na relação humana, estabelecer a ordem de funções para cultivar o crescimento das pessoas sem impedir a autonomia pessoal. Considera-se que os iniciadores desse protagonismo responsável foram os humanistas ainda no período do Renascimento. A ideia seria salvaguardar o valor humano, apontando uma diretiva para a educação.”

A promoção do evento é da Fundação Antonio Meneghetti, com o apoio da Antonio Meneghetti FaculdadeAssociação Brasileira de OntopsicologiaAssociação OntoArte e Associação de Moradores Recanto Maestro e revista Performance Líder.

As inscrições para o Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” e para o concerto custam R$ 20,00 e será emitido certificado para os participantes de 10 horas de atividades. Informações pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br ou pelo fone (55) 3033-7285. 

Saiba mais – Em 2014, a Fundação Antonio Meneghetti promoveu o I Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” com a presença de 1,3 mil pessoas. Entre os palestrantes estiveram Içami Tiba, Pedro Demo, representantes da Fundação Lemann, Instituto Gol de Letra, Fundação Bradesco, Projeto Guri, Escola SESC de Ensino Médio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estatal de São Petersburgo, Associação Brasileira de Ontopsicologia, Fundação Antonio Meneghetti e o empresário Lindolfo Martin, da Multicoisas.

As oficinas ministradas auxiliaram a capacitação de professoras do Ensino Fundamental e Médio de todo o Rio Grande do Sul. O Congresso foi ainda o momento de revelação dos ganhadores do I Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, o qual premiou (com prêmios em dinheiro) 12 projetos educacionais de todo o país em diferentes categorias. Para a segunda edição do Congresso, a ser realizada em 2016, a expectativa é ampliar o número de participantes e realizar uma segunda edição do concurso, cujas inscrições estarão abertas de 1 de janeiro a 31 de julho de 2016 e terá como tema projetos educacionais focados no protagonismo responsável. Mais informações pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br ou pelo fone 55 3033-7285.

XXVIII Summer University of Ontopsychology

Dos dias 12 a 16 de agosto de 2015, aconteceu em Lizori, Itália, a XXVIII Summer University of Ontopsychology. A delegação brasileira esteve presente neste importante evento científico que, neste ano, teve como temática "Imagem e Sonho". A cerimônia de abertura foi marcada pelas palavras do Sr. Wesley Lacerda, representando o Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti, Alecio Vidor, e pela Diretora da Faculdade Antonio Meneghetti Sra. Helena Biasotto.Instituições brasileiras representadas pela Fundação Antonio Meneghetti, Faculdade Antonio Meneghetti e Associação OntoArte, participaram de mesas redonda juntamente com entidades internacionais compondo uma intensa programação de estudos. No dia 13 de agosto, a mesa redonda foi composta por Fundação e Faculdade Antonio Meneghetti, apresentando os Temas: "Pilares Pedagógicos Fundação Antonio Meneghetti: Ambiente - arte - ciência" - speaker, Bruna Dallepiane; e "Da imagem à Realidade: A evidência do Ser, Saber e Fazer AMF" - speaker Patrícia Wazlawick. No dia 15 de agosto, a Associação Escola OntoArte (Itália), promoveu a mesa redonda "Imagem Artística e Imagem Onírica: O falso mito da Liberdade", em colaboração com a Associação OntoArte (Brasil) e Associação OntoArte (Federação Russa). A Associação OntoArte Brasil apresentou a temática "Processos Formativos da OntoArte no Brasil: Uma arte vivaz em prática". Agradecemos à todos os brasileiros presentes no evento, e ao apoio dos que, mesmo de longe, ficaram nos acompanhando. Avante Brasil!

Convite para Inauguração Novo Prédio da AMF

É com imensa alegria que a Fundação Antonio Meneghetti e a Faculdade Antonio Meneghetti convidam para o Evento de Inauguração do Novo Prédio da AMF que será realizado no dia 29 de dezembro as 19h no espaço do novo prédio!

 

Gostaríamos muito de contar com sua presença e de seus familiares neste belíssimo evento prestigiando a Solenidade, apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro e Coquetel em comemoração a este momento.

 

Confirmações podem ser realizadas via e-mail amf@faculdadeam.edu.br ou pelos telefones (55) 3289-1141 e 3289-1139.

 

Sua presença muito nos honrará!

Alunos do projeto bola pra frente realizaram aula no centro esportivo educacional

Nesta última semana, os alunos do Projeto Bola Pra Frente da Fundação Antonio Meneghetti (FAM), realizaram uma aula especial no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, localizado no Recanto Maestro, proporcionando uma atividade diferenciada para os alunos do projeto, que tiveram a oportunidade de conhecer uma excelente estrutura para a pratica esportiva.

A aula foi uma experiência muito significativa para os jovens, que além de realizar uma aula em um lugar muito bem estruturado, também serviu para preparar alguns alunos do projeto que iriam auxiliar a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e a FAM na realização da 1° Copa AMF de futsal.

 A competição foi realizada neste último sábado (25 de agosto), e deu a possibilidade para os jovens participarem e ajudarem na organização de um evento que necessita de muita responsabilidade, consequentemente proporcionou o crescimento e amadurecimento dos alunos.
 

Página 28 de 28