NOTÍCIAS

Next
Projeto Bola pra Frente

No final de semana do dia 16 de julho foi realizado no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro um campeonato interno de futebol que serviu de instrumento para o desenvolvimento pessoal dos jovens que fazem parte do Projeto Bola pra Frente no ano de 2016.

Estiveram presentes 68 jovens que possuem de 9 a 13 anos de idade. Eles foram divididos entre 8 equipes onde cada uma havia um técnico que era responsável por auxiliá-los na organização do time, mas principalmente no incentivo para darem seu melhor e a se divertirem.

Através desta atividade foi possível contribuir com o trabalho em grupo, a cooperação e o respeito entre as crianças. Pois o intuito desta iniciativa não era de definir uma equipe melhor do que as demais, mas sim de estimular o aspecto de integração social entre os alunos. Ao final da tarde todas as crianças ganharam uma medalha pela participação.

Até o momento cerca de 160 crianças já foram beneficiadas pelo projeto da Fundação Antonio Meneghetti, que visa oportunizar educação através do esporte àquelas crianças que não têm acesso a escolinhas particulares na região central do Rio Grande do Sul.

31st International Congress of Psychology

No 31st International Congress of Psychology, em Yokohama, no Japão, evento celebrado a cada quatro anos, a Fundação Antonio Meneghetti e a Antonio Meneghetti Faculdade são representadas por uma equipe de profissionais responsáveis por apresentar pesquisas científicas fundamentadas na Pedagogia Ontopsicológica realizadas no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

Nesta edição o tema escolhido para o Congresso foi “Diversidade em Harmonia: Insights da Psicologia”. A diversidade pode ser relacionada à etnia e cultura, à saúde física e mental, sem contar com a diversidade dentro dos vários domínios do campo da psicologia. Já a harmonia, termo derivado da língua grega, significa “meios de encaixar, combinar” e é frequentemente utilizado na música para indicar tons diferente que unidos formam um som. O conceito de que várias partes distintas coexistindo em harmonia forma a base da ICP 2016.

Durante a programação científica, vários outros eventos sociais também acontecem em Yokohama e em todo Japão buscando trazer aspectos que representam a mente humana, tais como: o espírito, coração, vontade, consciência, percepção, sentimento e compaixão. O evento ocorre entre os dias 24 e 29 de julho e são aguardados pesquisadores e profissionais internacionais de todas as áreas da psicologia.

Para maiores informações acesse: www.icp2016.jp

II Congresso Internacional “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

A Fundação Antonio Meneghetti promove o II Congresso Internacional “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura” que acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2016 no Recanto Maestro (localizado entre São João do Polêsine e Restinga Seca, a cerca de 30 km de Santa Maria). O evento possui como tema principal o Protagonismo Responsável: A lógica do dever na construção da cidadania, do profissionalismo e da liderança.

A educação é a base para a construção de uma sociedade e em consequência de um país. Porém, para se fazer uma educação válida são necessárias pessoas sadias que estejam em conformidade com seu próprio projeto vital em benefício qualitativo da sociedade. E a partir de então fazer transformação social através do homem único, individual: o protagonista social.

“O escopo da pedagogia é realizar um adulto capaz de ser verdadeiro para si mesmo e funcional para a sociedade” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

O Congresso é direcionado para pais, gestores, educadores, pedagogos, além de jovens empreendedores, acadêmicos e aprendizes que sejam lideranças formadoras e transformadoras no contexto em que atuam. Durante o evento serão levantadas problemáticas e possíveis soluções diante da autonomia e protagonismo responsável dos indivíduos para uma formação de uma nova pedagogia para a sociedade atual e futura.

Contudo, o evento trará valores do humanismo, da formação responsável e do autoconhecimento como pontos importantes de desenvolvimento para a formação e evolução contínua do ser humano.

Para maiores informações acesse:

http://www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso2016/ 

Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936-2013), nesta data, 20 de maio, lembramos 3 anos de seu falecimento.

Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936-2013), nesta data, 20 de maio, lembramos 3 anos de seu falecimento. A maior formação e o maior aprendizado que nos legou é que cada um de nós deve ser o artífice primeiro e maior responsável da própria existência, fazendo dela uma grande possibilidade de realização pessoal, profissional e social. Saudades!

Residência Orquestra Jovem Recanto Maestro

Entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro, os alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro iniciaram a Residência Musical de Verão 2016, período de dez dias em que, aproveitando as férias escolares, os estudantes hospedam-se no Recanto Maestro, participando de atividades intensivas para ensino da música, e vivenciando dias de programação educativa desenvolvida para o período. O principal objetivo da Residência é aumentar a frequência e a intensidade das aulas e ensaios musicais, visando a preparação para o concerto de encerramento da Residência, que ocorreu no dia 07 de fevereiro.

Na oportunidade, os alunos apresentaram um reportório com músicas inéditas, compostas pelo compositor gaúcho Vagner Cunha. Durante o período de dez dias, foi promovido o aperfeiçoamento técnico dos alunos, nas aulas técnicas de cada um dos quatro instrumentos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), e aulas de teoria musical, essencial para todos os instrumentos musicais. A integração entre eles se dá por meio de momentos de atividades esportivas e de lazer. A Residência contou, neste ano, com 3 professores convidados, sendo um deles um convidado internacional, o professor Michel Boris Zaitzeff, violinista francês.

No dia 07, o concerto de encerramento reuniu familiares dos estudantes, comunidade acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e comunidade em geral no auditório principal da AMF. Sob o comando do maestro Antonio Carlos Borges-Cunha, que também é diretor pedagógico da Orquestra Jovem Recanto Maestro, os estudantes puderam mostrar para a comunidade o resultado dos ensaios, e tiveram a oportunidade de experimentar um momento singular de protagonismo. Mais informações pelo facebookwww.facebook.com.br/orquestrajovemrecantomaestro. Por conta da Residência, um vídeo explicativo da Orquestra Jovem foi produzido, e este pode ser visto através do link https://vimeo.com/155567101.

Lançado Edital para chamada de artigos para livro Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar, Volume II

A Fundação Antonio Meneghetti divulga no dia 04 de abril de 2016 o edital de chamada pública para artigos para o volume dois da coleção Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 01 de julho de 2016. Mais informações estão disponíveis no edital anexo a esta notícia.

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail atendimento@fundacaoam.org.br

Página 27 de 30

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço