NOTÍCIAS

Next
II Congresso Internacional “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura”

A Fundação Antonio Meneghetti promove o II Congresso Internacional “Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura” que acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2016 no Recanto Maestro (localizado entre São João do Polêsine e Restinga Seca, a cerca de 30 km de Santa Maria). O evento possui como tema principal o Protagonismo Responsável: A lógica do dever na construção da cidadania, do profissionalismo e da liderança.

A educação é a base para a construção de uma sociedade e em consequência de um país. Porém, para se fazer uma educação válida são necessárias pessoas sadias que estejam em conformidade com seu próprio projeto vital em benefício qualitativo da sociedade. E a partir de então fazer transformação social através do homem único, individual: o protagonista social.

“O escopo da pedagogia é realizar um adulto capaz de ser verdadeiro para si mesmo e funcional para a sociedade” (Acad. Prof. Antonio Meneghetti)

O Congresso é direcionado para pais, gestores, educadores, pedagogos, além de jovens empreendedores, acadêmicos e aprendizes que sejam lideranças formadoras e transformadoras no contexto em que atuam. Durante o evento serão levantadas problemáticas e possíveis soluções diante da autonomia e protagonismo responsável dos indivíduos para uma formação de uma nova pedagogia para a sociedade atual e futura.

Contudo, o evento trará valores do humanismo, da formação responsável e do autoconhecimento como pontos importantes de desenvolvimento para a formação e evolução contínua do ser humano.

Para maiores informações acesse:

http://www.fundacaoantoniomeneghetti.org.br/congresso2016/ 

Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936-2013), nesta data, 20 de maio, lembramos 3 anos de seu falecimento.

Acad. Prof. Antonio Meneghetti (1936-2013), nesta data, 20 de maio, lembramos 3 anos de seu falecimento. A maior formação e o maior aprendizado que nos legou é que cada um de nós deve ser o artífice primeiro e maior responsável da própria existência, fazendo dela uma grande possibilidade de realização pessoal, profissional e social. Saudades!

Residência Orquestra Jovem Recanto Maestro

Entre os dias 28 de janeiro e 7 de fevereiro, os alunos da Orquestra Jovem Recanto Maestro iniciaram a Residência Musical de Verão 2016, período de dez dias em que, aproveitando as férias escolares, os estudantes hospedam-se no Recanto Maestro, participando de atividades intensivas para ensino da música, e vivenciando dias de programação educativa desenvolvida para o período. O principal objetivo da Residência é aumentar a frequência e a intensidade das aulas e ensaios musicais, visando a preparação para o concerto de encerramento da Residência, que ocorreu no dia 07 de fevereiro.

Na oportunidade, os alunos apresentaram um reportório com músicas inéditas, compostas pelo compositor gaúcho Vagner Cunha. Durante o período de dez dias, foi promovido o aperfeiçoamento técnico dos alunos, nas aulas técnicas de cada um dos quatro instrumentos (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), e aulas de teoria musical, essencial para todos os instrumentos musicais. A integração entre eles se dá por meio de momentos de atividades esportivas e de lazer. A Residência contou, neste ano, com 3 professores convidados, sendo um deles um convidado internacional, o professor Michel Boris Zaitzeff, violinista francês.

No dia 07, o concerto de encerramento reuniu familiares dos estudantes, comunidade acadêmica da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) e comunidade em geral no auditório principal da AMF. Sob o comando do maestro Antonio Carlos Borges-Cunha, que também é diretor pedagógico da Orquestra Jovem Recanto Maestro, os estudantes puderam mostrar para a comunidade o resultado dos ensaios, e tiveram a oportunidade de experimentar um momento singular de protagonismo. Mais informações pelo facebookwww.facebook.com.br/orquestrajovemrecantomaestro. Por conta da Residência, um vídeo explicativo da Orquestra Jovem foi produzido, e este pode ser visto através do link https://vimeo.com/155567101.

Lançado Edital para chamada de artigos para livro Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar, Volume II

A Fundação Antonio Meneghetti divulga no dia 04 de abril de 2016 o edital de chamada pública para artigos para o volume dois da coleção Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 01 de julho de 2016. Mais informações estão disponíveis no edital anexo a esta notícia.

Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail atendimento@fundacaoam.org.br

Homenagem ao aniversário de 28 anos do Recanto Maestro

Venha celebrar o aniversário do Recanto Maestro! Neste domingo (07/02), pela manhã, participe do concerto da Orquestra Jovem Recanto Maestro em homenagem a essa ocasião tão especial!

Orquestra Jovem Recanto Maestro realiza Residência de Verão 2016 e convida comunidade para Concerto de Encerramento

Orquestra Jovem Recanto Maestro realiza Residência de Verão 2016 e convida comunidade para Concerto de Encerramento!

Teve início o semestre de atividades da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Desde o dia 28 de janeiro, os estudantes estão participando da Residência Musical de Verão 2016, na qual tem aulas intensivas aproveitando o período das férias escolares. No domingo, dia 7, às 10h30, o resultado do trabalho dedicado dos últimos dias poderá ser visto por toda a comunidade em um concerto aberto e gratuito que será promovido no auditório da Antonio Meneghetti Faculdade. No repertório, estão obras novas do Terceiro Concerto Pedagógico criado pelo compositor Vagner Cunha especialmente para essa Residência Musical de Verão. 

O desafio dos alunos foi o de aprender as obras em apenas dez dias para apresentá-las neste grande concerto, que também comemora o aniversário de 28 anos do Distrito Recanto Maestro. A Residência de Verão tem um programa diário de aulas que inicia as 9h e vai até às 18h30. O grupo dos 30 alunos (selecionados por critério de nota e idade) assistem todas as aulas e hospedam-se na Casa do Estudante da AMF. Os outros 34 alunos da Orquestra vem todas as tardes assistir aulas e retornam no final do dia para casa. 

As aulas são lecionadas por um grupo forte de professores. Além dos quatro docentes que já fazem parte da Orquestra Jovem Recanto Maestro durante o período normal de aulas, estão participando dessa Residência: o professor de violino francês, Michel Zaitzeff; a professora de violoncelo, Bianca Prado; a professora de viola, Ana Guerra; o professor de teoria musical, Glauber Carvalho e a professora de violino Simone Vargas. O Maestro Antonio Borges-Cunha, Diretor Pedagógico da Orquestra Jovem, está presente diariamente acompanhando o grupo e lecionando Teoria Musical. A coordenação geral fica por conta do professor Michael Penna.

Uma das atrações da Residência de Verão são os recitais realizados pelos professores, e também abertos à comunidade, para que os estudantes possam conferir o trabalho de compositores que ainda não conhecem. O próximo recital será na sexta-feira, dia 5, às 19h, no auditório principal da AMF. Os professores apresentam-se também no concerto de encerramento do dia 7, às 10h30, logo antes dos alunos tocarem.

A Orquestra Jovem é uma promoção da Fundação Antonio Meneghetti com o apoio de Associação OntoArte; Antonio Meneghetti Faculdade; Prefeitura Municipal de São João do Polêsine e Prefeitura Municipal de Agudo. 

Página 26 de 28