AGO

REUNIÃO COM PRESIDENTE DA IBRAOLIVA REAFIRMA GRANDE POTENCIAL DO CULTIVO DE OLIVEIRAS NA REGIÃO CENTRAL E NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

No dia 05 de agosto de 2021 ocorreu uma reunião para fortalecer e viabilizar novos incentivos e oportunidades para o projeto de plantação de oliveiras no estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes Roberto Argenta, Presidente do Conselho Diretor do Recanto Maestro, Renato Fernandes, Presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Almir Foletto, Presidente da Fundação Antonio Meneghetti, o Deputado Estadual Roberto Fantinel (MDB-RS) e seu assessor, Valério Trebien, e Fabrício Carlotto, responsável técnico pela plantação de oliveiras no Distrito Recanto Maestro.

A reunião teve como pauta reforçar a parceria do Azeite de Oliva Recanto Maestro, Fundação Antonio Meneghetti e Ibraoliva intensificando a discussão sobre novas formas e possibilidades de incentivo ao cultivo de oliveiras no estado afim de expandir a produção e tornando-a referência internacional no cultivo.

Segundo o empresário Roberto Argenta, “o cultivo de oliveiras representa uma porta de entrada para diversificar da produção agrícola do estado, com grande potencial para ser a base de um novo ciclo de desenvolvimento econômico”. Pois, além de rentável, o plantio pode ser feito em conjunto com outras culturas e em regiões rochosas ou de declínio. As oliveiras também são uma matriz produtiva geradora de saúde, além de possuir forte potencial turístico e retomar uma cultura clássica milenar.

A construção da fábrica no Recanto Maestro viabilizará ainda mais o cultivo, pois permite aos produtores terem a segurança que haverá maior busca e compra do produto in natura. Hoje, o Rio Grande do Sul possui aproximadamente 7 mil hectares de plantio de oliveiras, mas o estado tem capacidade para alcançar um milhão de hectares.

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Uso