NOV

Participante da Udesc conquista premiação e participa junto da Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade do Symposium Internacional, nas Nações Unidas!

Os mestrandos do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Melissa Fagundes e Raphael Costa, conquistaram em outubro a segunda premiação com o Projeto Liber, uma plataforma colaborativa para venda e compra geolocalizada de livros usados.

O projeto conquistou o segundo lugar na competição Youth Citizen Entrepreneurship Competition: A global programme to empower young entrepreneurs to create a sustainable world, na categoria finalistas de melhores ideias 2019. A competição faz parte do Programa de Ação Global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).

Esta foi a segunda premiação conquistada pelo projeto, que é fruto de uma pesquisa com os alunos, ex-alunos e professores do PPGInfo e investigou o interesse em uma plataforma de venda de livros usados utilizando geolocalização.

Em junho a iniciativa conquistou o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, promovido pela Fundação Antônio Menegheti, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), ficando em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, Produção e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável.

Com a conquista os mestrandos foram premiados com passagens e hospedagem para o Simpósio Internacional “Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro - Compartilhando Experiências”, realizado em setembro na sede da ONU em Genebra, na Suíça.

O Projeto Liber também foi selecionado para a segunda etapa do Programa Centelha, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Santa Catarina. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, em Santa Catarina, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Confira a notícia no site UDESC: bit.ly/2O7f7Hc