Acompanhe a declaração dos chefes de estado para a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

27

SET

Realizado II Congresso Internacional

O que estamos fazendo pelos nossos jovens? Pergunta o Acad. Prof. Antonio Meneghetti em um dos vídeos apresentados durante o II Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável, realizado dias 23 e 24 de setembro na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no campus Recanto Maestro, na divisa entre São João do Polêsine e Restinga Sêca (RS). Os palestrantes presentes e autores de trabalhos e práticas que apresentaram-se nas salas de conferência pareciam buscar tais respostas. Entre personalidades advindas do Japão, Letônia, Rússia, Itália, Ucrânia e Brasil, estavam empresários, acadêmicos e jovens profissionais. As falas propuseram medidas práticas para uma educação que atenda as necessidades da sociedade do amanhã.

Ao todo, cerca de 1,1 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias do Congresso, sendo 160 os pesquisadores que inscreveram trabalhos entre comunicação oral, banner e relato de experiência. Seis desses participantes foram premiados, dois em cada categoria, com prêmios que foram R$ 8 mil a R$ 2,5 mil (confira abaixo a lista dos ganhadores). Esse valor deverá agora contribuir para a continuidade dos projetos apresentados por esses participantes, como já foi o caso no I Congresso Internacional “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, do qual alguns ganhadores estiveram presentes novamente nesta segunda edição como apresentadores.

Entre os palestrantes destaque estiveram o Prof. Dr. Noriyuki Ueda, Reitor do Centro de Artes Liberais e da Escola de Graduação em Ciência e Tecnologias da Decisão do Instituto de Tecnologia de Tokyo; a Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, e o filósofo, pedagogo e ontopsicólogo brasileiro, Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti, Prof. Dr. Alécio Vidor; o filósofo, professor e consultor, Josemar Soares; o vice-presidente do Grupo Meta, conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti e gestor da FOIL Brasil, Wesley Lacerda; o vice-presidente do Grupo Meta, conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti e Diretor Artístico da Associação OntoArte, Claudio Carrara; o presidente da Calçados Beira Rio e presidente da Fundação Antonio Meneghetti, Roberto Argenta; o Coordenador de Formação Empresarial e Liderança da AMF e Editor da Revista Performance Líder, Ricardo Schaefer e representantes da Associação de Língua e Litratura Russa.

Segundo o Professor Noriyuki Ueda, a combinação entre criatividade, humanidade e socialidade podem ser a resposta para essa difícil pergunta. É com esses três pilares e tendo o conceito de ambição como guia que ele tem restaurado o ensino de Ciências Exatas em uma das principais e mais renomadas instituições de ensino superior do Japão. A ambição para crescer, a motivação para buscar uma educação contínua e a humanidade para exerctiar a própria capacidade de empatia e colocar-se no lugar do próximo ao prestart um serviço esteve, de certo modo, presente nos discursos de muitos palestrantes. Os palestrantes mais jovens deram destaque à importância do trabalho como ocasião para aprendizado, como escola de vida.

Em termos de atividades artísticas e culturais, o Congresso apresentou, na sexta-feira, a estreia mundial da obra Divina Comédia: cantata, composição criada pelo compositor gaúcho Vagner Cunha inspirada sobre o primeiro canto do Paraíso, uma das três partes da obra Divina Comédia, de Dante Alighieri. A apresentação foi

interpretada pelos músicos da Camerata OntoArte Recanto Maestro e do Coral Presto com regência de Antonio Borges-Cunha, diretor artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. No sábado, foi a vez das apresentações do Coral Recanto Maestro; da Invernada Adulta Recanto Maestro; e da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

A próxima edição do Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” está prevista para 2018. Em 2017, será realizado um simpósio preparatório para o evento.

 

Um pouco de história - Mantendo a tradição de 28 anos como um centro educacional que atua a partir da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul para o mundo, o Recanto Maestro sediou, em 2014, o I Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”. Na ocasião, estiveram presentes 1123 pessoas e foram premiados 25 casos práticos de aplicação pedagógica de sucesso – visando auxiliar tecnologias sociais educacionais bem sucedidas de todo o país. O evento contou com a participação de entidades como Fundação Lemann, Instituto Gol de Letra, Fundação Bradesco, Escola SESC de Ensino Médio, Projeto Guri, UNDIME RS e com palestrantes como o Prof. Dr. Pedro Demo, Prof. Dr. Alécio Vidor e Prof. Dr. Içami Tiba. O I Congresso apoiou movimentos da Organização das Nações Unidas, como o Pacto Global, PRIME e Impacto Acadêmico; além de ser organizado para auxiliar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, hoje sucedidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba mais: www.fundacaoam.org.br/congresso2016

 

 

Resultados do Concurso Cultural

 

Comunicação Oral

 

Primeiro lugar) Rafael Lorentz – “A arquitetura como ferramenta de construção da cidadania”

 

Segundo lugar) Eloy Dermachi Teixeira e Patrícia Wazlawick – “A relação entre responsabilidade, autonomia e abordagem profunda no estudo: um estudo com ingressantes universitários da Antonio Meneghetti Faculdade”

 

Relato de Experiência

 

Primeiro lugar) Thayse Smek Uberna – “Natureza e arte: uma experiência de cidadania na educação infantile”

 

Segundo lugar) Janine Coelho Ouriques, Ariel Ramos, Luana Ramos, Patrícia Salles, André Menezaes – “Casa dos estudantes da AMF – uma proposta de gestão para a construção da cidadania: Pedagogia do Fazer”

 

Banner

 

Primeiro lugar) Shaiane Bitencourt, Estela Maris Giordani, Gabriela Mombelli – “Aprendizado da pedagogia ontopsicológica na educação de pais e professores”

 

Segundo lugar) Patrícia Gabriela Billa Sales, Janine Coelho Ouriques – “O caminho para identidade”

;