Acompanhe a declaração dos chefes de estado para a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

14

SET

Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: protagonismo responsável” reunirá autoridades na área de educação e projetos no Recanto Maestro

A Fundação Antonio Meneghetti promove, no dia 10 de outubro (sábado), o Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, no campus da Antonio Meneghetti Faculdade (localizado entre São João do Polêsine e Restinga Seca, a cerca de 30 km de Santa Maria). O encontro faz parte do calendário preparatório para o II Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, evento bianual cuja próxima edição será realizada em outubro de 2016.  A ideia do encontro deste ano é reunir profissionais de destaque para discutirem o significado do protagonismo responsável – tema chave para o Congresso do ano que vem.

A programação do Seminário inicia às 9h30. O tema central, “protagonismo responsável”, será abordado em mesas redondas nos âmbitos artístico, educacional e de negócios. Entre os convidados estão representantes de orquestras jovens de todo o país, de programas educacionais voltados ao desenvolvimento do protagonismo dos jovens e de empresários com atuação voltada a projetos sociais para o desenvolvimento do protagonismo cidadão. Ao final do dia, um grande concerto celebrará a programação: o violonista Yamandu Costa e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro sob a regência do Maestro Antonio Borges-Cunha apresentam a estreia mundial de concerto para violão e orquestra do compositor brasileiro Vagner Cunha.

Nas palavras do filósofo gaúcho, Alécio Vidor, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Antonio Meneghetti e palestrante confirmado do Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável”, a ideia central do evento é falar da formação educacional que prepare pessoas responsáveis por projetar as inúmeras funções de trabalho para o sucesso e o êxito de uma obra. “Protagonista responsável é aquele que sabe, na relação humana, estabelecer a ordem de funções para cultivar o crescimento das pessoas sem impedir a autonomia pessoal. Considera-se que os iniciadores desse protagonismo responsável foram os humanistas ainda no período do Renascimento. A ideia seria salvaguardar o valor humano, apontando uma diretiva para a educação.”

A promoção do evento é da Fundação Antonio Meneghetti, com o apoio da Antonio Meneghetti FaculdadeAssociação Brasileira de OntopsicologiaAssociação OntoArte e Associação de Moradores Recanto Maestro e revista Performance Líder.

As inscrições para o Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável” e para o concerto custam R$ 20,00 e será emitido certificado para os participantes de 10 horas de atividades. Informações pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br ou pelo fone (55) 3033-7285. 

Saiba mais – Em 2014, a Fundação Antonio Meneghetti promoveu o I Congresso “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura” com a presença de 1,3 mil pessoas. Entre os palestrantes estiveram Içami Tiba, Pedro Demo, representantes da Fundação Lemann, Instituto Gol de Letra, Fundação Bradesco, Projeto Guri, Escola SESC de Ensino Médio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estatal de São Petersburgo, Associação Brasileira de Ontopsicologia, Fundação Antonio Meneghetti e o empresário Lindolfo Martin, da Multicoisas.

As oficinas ministradas auxiliaram a capacitação de professoras do Ensino Fundamental e Médio de todo o Rio Grande do Sul. O Congresso foi ainda o momento de revelação dos ganhadores do I Concurso Cultural “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura”, o qual premiou (com prêmios em dinheiro) 12 projetos educacionais de todo o país em diferentes categorias. Para a segunda edição do Congresso, a ser realizada em 2016, a expectativa é ampliar o número de participantes e realizar uma segunda edição do concurso, cujas inscrições estarão abertas de 1 de janeiro a 31 de julho de 2016 e terá como tema projetos educacionais focados no protagonismo responsável. Mais informações pelo e-mail pedagogia@fundacaoam.org.br ou pelo fone 55 3033-7285.

;