NOTÍCIAS

Next
Estamos muito felizes com a publicação dos Atos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

Atos do IV Congresso Internacional 
Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura

Nos dias 2 e 3 de julho de 2021 a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica Humanista Cultural e Educacional realizou, com apoio da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), o IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, com a temática “Formação & Tecnologia Humana – A Educação do Futuro já começou”, no Auditório principal da AMF, com uma programação riquíssima de muito conteúdo atualizado, contemporâneo, internacional e diversas novas ideias e práticas de inovação no cenário amplo da Educação no século XXI. 

O Congresso visa demonstrar como, na prática, a Ontopsicologia pode ser usada para a formação de crianças, jovens e adultos. Reúne a comunidade da região e visitantes do Recanto Maestro para assistirem as conferências de professores e pesquisadores sobre a Ciência Ontopsicológica e a Pedagogia direcionada ao desenvolvimento do protagonismo responsável, além de abrir espaço para a demonstração prática de educadores de diversos setores.

Bianualmente reúne alunos, educadores, professores e pesquisadores em um evento voltado ao compartilhamento de soluções sadias para a educação, focadas no desenvolvimento integral do aluno. Para isso, em dois dias de evento, organiza espaços de troca de experiências e sucesso que são, sempre, entremeados também por atrações culturais e artísticas.

O evento é um importante propagador do resultados positivos de educadores e professores que colocam, em seus ambientes de ensino e aprendizado, o protagonismo e responsabilização de seus alunos. Além disso, traz, para a comunidade, a oportunidade de conhecer outras culturas, por meio dos palestrantes de outros locais do Brasil e do mundo, falando sobre suas realidades educativas. A edição de 2020 foi reagendada devido à pandemia de Covid-19 e o IV Congresso Internacional ocorreu nos dias 2 e 3 de julho de 2021, com a temática “Formação & Tecnologia Humana: A Educação do Futuro já começou”, seguindo todos os protocolos de saúde estabelecidos.

No IV Congresso, em 2021, tivemos os seguintes números:

- 200 participantes presencialmente no Auditório da AMF nos dois dias do Congresso;
- 4.236 participantes em formato online/remoto síncrono nos dois dias do Congresso;
- Participantes de 13 países diferentes: Brasil, Uruguai, Itália, Rússia, Ucrânia, Letônia, Estados Unidos, Peru, Suíça, Inglaterra, Singapura, Espanha, França;
- Diálogo com grandes profissionais da área de tecnologia e formação humana: tais como Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Sr Marcos Pontes; o educador Prof. Dr. Gustavo Hoffmann; Prof. Dr. Celso Niskier (ABMES); as filhas do ilustrador e empresário Maurício de Souza – Mônica e Magali, além de diversos professores internacionais;
- Incentivo à produção científica: apresentação de trabalhos científicos de 82 pesquisadores brasileiros e internacionais, compreendendo Peru, Rússia, Ucrânia e Uruguai, além do Brasil.

Para acessar os Atos do IV Congresso Internacional Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura e ler todos os trabalhos científicos publicados na íntegra, acesse: https://fundacaoam.org.br/artigoscongressopedagogia

FAM divulga a listagem de projetos aprovados no edital Sociedade em Ação

A Fundação Antonio Meneghetti divulga a relação de projetos aprovados no II edital de apoio a projetos Culturais e Educacionais - Sociedade em Ação. Ao todo, foram inscritos 137 projetos de 11 cidades e quase 80 instituições. De acordo com os critérios estabelecidos e justificados em nota oficial, a Comissão Julgadora selecionou 55 projetos para serem desenvolvidos no ano de 2022. A posição da Fundação Antonio Meneghetti quanto à seleção está formalizada nesse documento.


A proposta orçamentária de cada projeto será enviada individualmente para os e-mails dos responsáveis, sendo o aceite essencial para o prosseguimento da parceria e assinatura do termo de compromisso. Confira a listagem dos projetos selecionados clicando AQUI!

A Fundação Antonio Meneghetti divulga a relação de projetos inscritos no II edital de apoio a projetos Culturais e Educacionais - Sociedade em Ação.

A Fundação Antonio Meneghetti divulga a relação de projetos inscritos no II edital de apoio a projetos Culturais e Educacionais - Sociedade em Ação. Ao todo, foram inscritos 120 projetos. 
O resultado de seleção para a etapa de entrevistas será divulgado nos próximos dias pelo próprio e-mail dos inscritos. Os candidatos serão informados acerca do agendamento das entrevistas, que acontecerá até dia 31 de março. 
Caso seu projeto tenha sido enviado e não esteja na listagem dos homologados, entre em contato pelo e-mail projetos@fundacaoam.org.br até dia 24 de março.

Acesse Clicando AQUI

 

 

FAM premia vencedores do II Concurso Cultural Tecendo Saberes

Nos dias 04 e 07 de março, a Fundação Antonio Meneghetti realizou a entrega da premiação aos ganhadores do II Concurso Cultural Tecendo Saberes, promovido pela FAM em parceria com o Ministério Público das comarcas de Faxinal do Soturno e Restinga Sêca.

O concurso foi dividido em duas temáticas: alimentação saudável e valorizando nossas belezas naturais. O objetivo foi de estimular e valorizar a produção de materiais produzidos por estudantes das cidades que compõem essas comarcas. Os vencedores e professoras madrinhas foram premiados com um tablet, entregue pelo promotor de justiça das duas comarcas, Dr. Cláudio Estivalet Júnior. 

Confira abaixo os ganhadores:

Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes – Município de Nova Palma:

 – Pedro Bertoldo Thies Lopes, 12 anos, 7º ano – temática escolhida: Alimentação Saudável 

Confira o vídeo clicando AQUI

– Caroline Gardin Bertoldo, 12 anos, 6º ano – Temática escolhida: Alimentação saudável

Confira o vídeo clicando AQUI

– Professora madrinha: Miriane Forgiarini Faccin.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Albino Carvalho – Município de Restinga Sêca:

 – Thavyny Cavalheiro de Jesus, 13 anos, 8º ano – Temática escolhida: valorizando nossas belezas naturais –

Confira o vídeo clicando AQUI

– Professora madrinha: Thais Danzmann Chaves.

Os vencedores são alunos do 6ª ao 9º anos que enviaram vídeos caseiros, explorando as duas temáticas do concurso. A FAM parabeniza as escolas, professoras e, principalmente, os alunos vencedores.

 

 

 

FAM lança edital de apoio a ação cultural e educacional da sociedade

A Fundação Antonio Meneghetti (FAM) torna público o II Edital com a finalidade de investir em Projetos Educacionais e Culturais a serem desenvolvidos na Região da Quarta Colônia e parte da Região Central do estado. Sociedade em Ação: edital de apoio a projetos culturais e educacionais tem o intuito de apoiar financeiramente ações, profissionais, materiais ou demais demandas para realizar ações que beneficiem prioritariamente crianças e adolescentes.

Para isso, mediante aprovação no edital, os projetos poderão receber um auxílio de no máximo 10 mil reais a serem utilizados durante o ano de 2022. A Fundação, ainda, compromete-se com a supervisão dos ganhadores, a fim de garantir que esses recursos modifiquem e beneficiem o público-alvo das ações.

As propostas devem ter finalidade com uma ou mais das seguintes linhas de atuação desenvolvidas pelos projetos educacionais e culturais da FAM: 1) Revitalização de espaços públicos; 2) Incentivo à leitura e desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens; 3) Educação ambiental; 4) Educação financeira ou patrimonial; 5) Formação continuada de professores.

Toda a comunidade é convidada a estimular ações de desenvolvimento social e colocar em prática suas boas ideias. O número de projetos aprovados dependerá do valor pleiteado pelos interessados e da qualidade das propostas apresentadas que devem seguir as indicações de submissão do edital até dia 18 de março de 2022.

Clique e confira os arquivos:

EDITAL DE PROJETOS

ANEXO I - MODELO DE TERMO DE ANUÊNCIA

ANEXO II – MODELO DE PROJETO

Representantes da FAM/AMF participam de congresso acadêmico realizado na China

Neste dia 20 de outubro, a profa. Any Rothmann, conselheira diretora da Fundação Antonio Meneghetti; a profa. Dra. Patrícia Wazlawick, coordenadora do Bacharelado em Ontopsicologia da AMF; o prof. Dr. Ricardo Schaefer, coordenador FOIL da AMF e a profa. Dra. Clarissa Miranda, representando o setor de Relações Internacionais da AMF/FAM, participaram da 8 Responsible Management Education Research Conference (Conferência de Pesquisa sobre Educação para a Gestão Responsável), sediado pela Xi’an Jiaotong-Liverpool University, da cidade de Suzhou, na província de Jiangsu, na China. A conferência é realizada anualmente em diferentes instituições de ensino superior do mundo, sendo promovida pela iniciativa Principles for Responsible Management Education (Princípios para o Ensino de Gestão Responsável – PRIME), criada pelo Pacto Global da ONU e na qual a AMF é membro.

 

O tema geral da conferência neste ano foi “Pobreza e Prosperidade: Implicações para o Avanço dos ODS, da Agenda 2030 e da Educação para a Gestão Responsável em um mundo Pós-Pandêmico”.

 

Seguindo o fuso horário de Pequim, os trabalhos foram apresentados na madrugada desta terça-feira para quarta-feira. Os temas das contribuições apresentadas pelos professores da AMF tiveram relação com os tópicos debatidos em diferentes salas de trabalho do evento. Na sala que discutiu o tema geral do congresso, a AMF apresentou o trabalho “Uma metodologia de formação em liderança com base na pedagogia ontopsicológica aplicada por professores  da educação superior no Brasil”. Na sala que discutiu “Sustainability Mindset” (Mentalidade Sustentável), os professores da AMF falaram sobre “A inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na educação superior aliados à aplicação da pedagogia ontopsicológica”. Em uma apresentação paralela sobre economia circular que era também parte do programa da conferência, a AMF apresentou o trabalho “Projeto OIKOS: o estudo de caso de um projeto de reciclagem no interior do Brasil”. Esse trabalho contou com a participação da estudante do curso de Direito, Monique de Oliveira Goulart.

 

Os trabalhos da AMF foram apresentados nas salas de trabalho para acadêmicos que falavam de diferentes locais do mundo: Hong Kong, Pequim (China), Colonia (Alemanha), Milão (Itália), Madri (Espanha), Genebra (Suíça), entre outros. Despertou interesse tanto a metodologia diferenciada de ensino oferecida na Antonio Meneghetti Faculdade, como a inovação proporcionada pelos projetos promovidos pela Fundação Antonio Meneghetti na comunidade. A pedagogia ontopsicológica foi destacada como a base de ambas essas realidades. A participação em congressos acadêmicos internacionais é uma das tradições da AMF no que tange o pilar da internacionalização, sendo estimulada tanto entre seus corpo docente como discente.

Página 1 de 33

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Uso